domingo, 13 de dezembro de 2009





TEORIA DE SKINNER

Burrhus Frederic Skinner nasceu em 20 de março de 1904 na cidade de Susquehanna na Pensilvânia. Graduou-se em Psicologia em 1930 e terminou seu doutorado em 1931. Trabalhou na Universidade de Minesota e quando ingressou em Harvard influenciou toda uma geração de estudantes. Morreu em 1990 vítima de leucemia.
No entender de John Watson (1878-1958), que cunhou o termo “Behaviorismo” em 1913, esse era o método apropriado para entrar na mente, entidade que há séculos escapa da investigação filosófica.
Skinner baseou suas teorias na análise das condutas observáveis. Dividiu o processo de aprendizagem em respostas operantes e estímulos de reforço, o que o levou a desenvolver técnicas de modificação de conduta na sala de aula.


Para mim, enquanto pedagoga em formação e educadora atuante,aproveitei muito as rodas de conversas com o grupo e com a professora Sandra ,por exemplo sobre a teoria de SKINNER,que nos mostra com sua teoria o poder da observação.Ele acredita que todo ser humano pode aprender e a se desenvolver através do estimulo de reforço ,que seria de conduta observável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário