domingo, 13 de dezembro de 2009

CURRÍCULO E CULTURA

O LEITOR

Stephen Daldry, 49 anos e inglês foi diretor de muitos espetáculos.Eram apresentados a maioria deles na casa de espetáculos “Royal Court Theatre” nos EUA, em Londres, Sthefen produziu e realizou mais de cem peças teatrais. Sua Estréia principal como ator,foi no filme “Billy Elliot”onde foi indicado ao oscar por melhor ator.
Seus filmes de sucesso foram: “As Horas” e “O Leitor”, o mesmo produzido em 2008, que se trata de uma sociedade que crê e guarda a moral, mas isto não faz parte de sua realidade.
O filme O Leitor, conta a história de um jovem de 15 anos, que é encontrado doente por uma mulher (Hanna) mais velha que o mesmo. Com muita generosidade ela o leva até sua casa em segurança; o deixando em frente à sua casa.
Depois de algum tempo, o rapaz já estando melhor de sua saúde, resolve procurá-la para agradecer-lhe pessoalmente por sua generosidade daquele dia. O que ele não esperava era que se apaixonariam e iniciariam um romance ardorozo.Ela mostrava-se sempre muito atenciosa a ele em tudo o que ele fazia e estudava, seu pedido especial a ele era que lêse livros diversos para ela.
Depois de algum tempo, inocentemente ela vai a prisão perpétua.
Michael, o rapaz apaixonado começou a enviar para a prisão fitas, onde ele gravava com sua voz a leitura dos livros pedidos por ela, para a mesma poder continuar a fazer o que mais gostava “ouvir histórias”. Hanna mesmo presa continuava mostrando interesse pelas histórias começando a pegar livros na bibliotéca, e ouvindo e copiando o que lia, acabou aprendendo a ler e a escrever por sua própria vontade e esforço. Depois de vinte anos, ela foi solta, sendo que a agente penitenciária ligou para Michael, falando que Hanna precisaria de sua ajuda para iniciar sua vida fora da prisão,sendo que ele foi o único que demostrou interesse e preocupação por ela nesses vinte anos de prisão. Ele foi a seu encontro dela e a avisou que já havia conseguido lugar para ela ficar e também trabalhar e que na outra semana a buscaria. O que nem ele e ningúem esperava é que no dia de sua soltura ela se enforcaria e deixaria uma carta para a agente penitenciária, dizendo que Maichael deveria entregar uma lata de chá com seu tesouro a uma das sobreviventes. Maichel chegando no local pedido por ela, deixou a lata para a mesma e contou a ela que Hanna era analfabeta, depois desse momento decidiram juntos a enviar o dinheiro para alguma instituição que trabalhasse com alfabetização.
Eu particularmete acredito que o filme retrata a realidade das pessoas, que não alfabetizadas acabam se sentindo-se menos na sociedade, mexendo então com sua baixa estima, não dando valor as coisas que lhes estão em volta; sentindo-se culpada e largando as melhores e únicas coisa que têm em suas vidas, se isolando e condenando-se a uma vida diferente de sua realidade, tudo por sentir se inferior aos demais.
Hanna por sentir se inferior as outras , fez com que ela mesma se condenase e fosse vista e dita culpada de algo que ela nem se quer tinha condições de ter feito; aceitando as acusações infundadas de suas colegas.
Eu, enquanto pedagoga em formação acredito que não haja idade para aprender a ler e a escrever e que se cada um “alfabetizado” apadrinhase um analfabeto, ensinando-lhe a ler e a escrever, não existiria tantas desigualdade sociais que vemos por aí.



Referência bibliográfica:
www.google.com.br/StephenDaldry/
http://epipoca.com.br/

Justificativa de minha observação na 1ª resenha.
No filme,o que me chamou muita atenção foi em Hanna ter se apaixonado e interessado-se por algúem tão mais novo que ela.
Acredito que ela tenha se visto nele, ou seja , ela viu nele o que ela gostaria de ter sido em sua idade, mas não teve oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário