domingo, 13 de dezembro de 2009



EDUCAÇÃO E GÊNERO
ILHA DAS FLORES
Ilha das flores sobre Um olhar diferenciado

O filme trazido pela professora, nos faz enquanto ser humano refletir de como anda a nossa realidade humana na sociedade Brasileira.
É um filme que retrata de uma maneira cruel e até desumana as diferenças sociais entre os seres humanos e especialmente entre as mulheres.
O que deixa mais óbvio, é que o tempo passa e as pessoas, como comprova a ciência,continuam em desenvolvimento tanto físico como psicológico;diferente dos animais, que muda de geração e continuam os mesmos, sem expectativas de mudanças. Hoje,olhando aquelas imagens humilhantes de mulheres e crianças se submetendo a se contentarem com as sobras dos homens e dos porcos; me faz pensar... Na questão de gênero e de conjuntura, muito pouco mudou na questão de direitos das mulheres de hoje, comparando-se com as de outras épocas. Pois desde que o mundo, esta sendo registrado enquanto sociedade, são “eles” “os escritores homens” que fazem da escrita um mediador histórico, colocando a mulher sempre em posição omissa a eles. E acredito que são esses “mediadores históricos” que fazem com que os seus leitores , sejam eles da biblia ou historiadores da linha do tempo, os fazem continuarem se sentindo superiores as mulheres; e as vendo como objeto de uso pessoal, considerando sua importãncia na sociedade como suas propriedades como é retratado no filme.



OBS: Eu enquanto mulher e enquanto pedagoga em formação busco a acreditar que um dia, as mulheres vão de fato em geral descobrirem o seu real valor na sociedade.Acredito que mesmo essas mulheres em situação de vulnerabilidade moradoras no ILHA DAS FLORES, venham a se desamarrar desses "hOMENS" que se auto titulam como "seus donos". A diciplina de educação e gênero esta exatamente ai para isso, para dismistificar "teorias" de superioridade em relação de gênero homem e mulher.Gosto muito da professora Simone e de sua diciplina.Ela consegue nos passar de forma clara, que por mais que ainda existam previlégios em questões de gênero, que não devemos jamais aceitar o "óbvio" e sim enquanto mulheres e cidadãs pagantes de nossos impostos, temos todos os nossos direitos "hoje" garantidos por lei, que diga-se por passagem tem quem fale que a lei da "Maria da Penha" de nada funciona, mas...com certeza esta assustando muitos "machões" "sexistas" poraí.








Nenhum comentário:

Postar um comentário