domingo, 13 de dezembro de 2009

CURRÍCULO E CULTURA


QUEM QUER SER UM MILONÁRIO


O diretor do filme “Quem quer ser um milonário” Boyle, Danny –2008,nasceu em Manchester – Inglaterra, em 20 de outubro de 1956.
começou sua carreira em 1994, com o suspense Cova Rasa, depois desse, dirigiu diversos filmes ,como: A Praia (com Leonardo Di Capprio), o filme de mais sucesso em sua carreira que o fez ganhar as primeiras estatuetas do Oscar, foi : “Quem quer ser um milionário” concorrendo a dez oscars, tendo como vitória oito.
A diversificação de seus filmes é algo que chama atenção do público,desde suspense, drama, comédia, romântica, terror, ficção e comédia.
O filme fala da vida de um jovem de 18 anos, Jamal, que trabalha em uma empresa de telemarketing, servindo chá aos operadores. O filme é gravado na índia .
Com o desenrrolar do filme , jamal começa a recordar sua infãncia difícil que teve com seu irmão Salim e sua pretendente amada Latifa, lembrando-se sempre com muita tristeza principalmente a morte de sua mãe.Os fatos que ele recorda são diversos, como fugiram da polícia e como pegaram eles e as outras crianças ,os levaram para um abrigo, que na verdade não era um abrigo, mas sim um local onde exploravam o trabalho infantil e maltratavam as crianças das piores maneiras;vindo até a cegarem um garoto que cantava bem, para evitar que o mesmo fugisse.
Com o passar dos dias, as crianças acabaram articulando um plano o qual deu certo e acabam fugindo, mas infelismente a alegria deles não foi completa, já que a amada de Jamal não conseguiu fugir com eles.
Depois de alguns anos, Jamal e Salim voltam para encontrá-la. Descobrem que ela acabou sendo vendida pelo próprio Salim para um dono do tráfego da região e a usa como menina virgem de alto valor .
O tempo passa e as vidas dos dois irmão estão cada vez mais distantes e diferentes, já que Salim opta pela vida no crime;inclusive com apenas treze anos tirou a vida do homem,que os maltratava no abrigo ; Jamal sempre buscando ser um homem de bem.
O filme mostra Jamal , tendo suas lembranças em um programa de televisão “Quem quer ser um milonário”o qual foi candidato a concorrer a ganhar um grande prêmio. O prêmio estando próximo de Jamal ganhar, o dono do programa achou impossível algúem vindo de uma favela ter todo o conhecimento que ele demontrava, então o encaminhou para a polícia, alegando que o mesmo estava sendo desleal e agindo de má fé com o programa. Jamal para provar sua inocência, resolveu contar sua história de vida para a polícia.
Depois da prisão,sendo inocentado! ele voltou ao programa, para responder à última pergunta que valia 20milhões de rúpias.
Enquanto isso, vendo o programa na TV, na casa do traficante, seu irmão Salim decide ajudar no romance de Latifa e Jamal, entregando a ela a chave de seu carro e seu celular. O chefe do tráfico ao saber da fulga de Latifa, foi atraz de Salim, o qual o matou com vários tiros em seu peito. Salim na hora de sua morte lembrou do irmão Jamal com carinho e desejou a ele que Deus estivesse com ele naquele momento. Jamal ganhou o prêmio do programa,provando a todos a sua capacidade, independente de sua classe social. Latifa o encontrou e os dois foram felizes até quando eu não sei.
O filme por mim assistido, nos mostra a dura realidade que as classe sociais menos favorecidas passam, a descriminação e os preconceitos os quais eles são obrigados a coniverem. Jamal nos mostra que independente da classe social, temos que ter atitudes e coragem para nos integrarmos na sociedade, de maneira o qual não devemos nos intimidarmos com as dificuldades e obstáculos que venham a surgir.
O filme nos mostra o mais importante, que não precisamos ser quem e nem o quê estamos acostumados a conviver;que podemos ser quem nós queremos ser e não o que os demais ou o "óbvio"apostam no que vamos ser.



Referências bibliográficas:
www.google.com.br/quemquerserummilionário
http://blogploog.com.br/
www.adorocienma.com/diretores
http://www.cineplayers.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário