domingo, 13 de dezembro de 2009













PEDAGOGIA SOCIAL

EDUCADOR SOCIAL
Segundo Paulo Freire,educador social é todo aquele que tem o desejo de fazer diferente com pessoas que se sentem diferentes.
É todo aquele que busca de si o melhor para oferecer ao próximo.
Ser um educador social é querer acabar com a discriminação e o preconceito. É criar laços de afectividade e selar compromissos com todos aqueles que representam a vulnerabilidade em nossa sociedade. É apostar no próximo,é incentivar e mudar o pensamento daqueles que dizem "eu não consigo" "eu não posso "eu não mereço" .
Um educador social, seja ele de rua, de SASE, de EJA ou de qualquer outra nomeclatura que venha a surgir , não vê seu aluno com olhar de "misericórdia"
mas sim com um olhar de "capacidade" "potencial" 'igualdade". É isso que motiva todo aquele que já perdeu as esperanças. É isso que trará de volta a sociedade aquele que sua baixo estima o fez se esconder.
Formação para um educador social é fundamental, mas o que o diferencia entre todos é o amor e a esperança que ele consegue desencadear nessas pessoas, que já não confiam em mais nada e em mais mingúem.
No dia 04 de Dezembro meus colegas de sala, apresentaram um trabalho sobre educador social. Eles nos mostraram com seus teóricos Paulo Freire e outros que nem todos educadores estão preparados para serem educadores sociais.
Ser educador social é mais do que ensinar,é aguçar a curiosidade de descobrirem e desvendarem o poder do saber, é ensinar com o coração e com a alma, é acreditar acima de tudo no seu próximo,é devolver aos cidadãos do bem o orgulho e a auto estima que a sociedade conseguiu destruir com as indiferença ,o preconceito e a discriminação com as pessoas em vulnerabilidade.

Eu enquanto educadora social, aposto no social e gostaria muito que todos educadores apostassem também, que as escolas levassem para as salas de aula o social. Somente assim diminuiria as diferenças, hoje tão expostas em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário