Dia 18/11/2009 tivemos uma aula bem diferente na diciplina de prática pedagógica com a professora Eunice. Ela separou a turma em dois grupos e entregou um desafio para desvendarmos:
Imagine o que você sentiria se um belo dia encontrasse na sua casa, sentado no sofá da sua sala um "ET" . A missão do ET é de levar para seu planeta de origem a experiência de vida dos terráqueos. Então ele tem uma semana para aprender tudo sobre nós e sobre os conhecimentos que consideramos importantes para a vida. O que você acharia importante ensinar-lhes? quem poderia ensinar? onde ele poderia ir para aprender? como ensinar-lo? você poderia fazê-lo viver tudo o que quisesse e achasse que valeria a pena ele aprender?
Realmente é um desafio e tanto vocês não acham???
O nosso grupo reuniu-se e atravé de um teatro fizemos uma incenação de como seria esse contato extraterrestre.
Primeiramente o grupo decidiu que para ensinarmos alguma coisa para o ET,deveríamos primeiro conhecê-lo melhor, conhecer seu dialeto e encontrar uma maneira de contato com ele através da fala, dos gestos, em fim... criar laços de confiança e até de afetividade para assim deichá-lo a vontade para de fato querer nos conhecer.
A representação teatral foi uma oportunidade de ouro que a professora nos deu, pois muitas das meninas apresentam dificuldades em se expressar, são tímidas e algumas até introvertidas e nesse momento puderam trabalhar suas dificuldades. Inclusive foi comentado sobre a importância de se ter uma cadeira no curso de pedagogia onde trabalhasse a timidez e até a baixo estima das profissionais em formação; pois como serão essas profissionais na atuação com as crianças???
Os dois grupos foram maravilhosos na apresentação teatral e ambos passaram a mensagem pedagógica de que antes de ensinarmos algo a algúem, primeiro temos que conquistar a confiança e criarmos laços de afetividade com essa pessoa ,para assim despertarmos de fato o interesse neles pelo aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário