terça-feira, 24 de novembro de 2009




Hoje, dia 24/11/2009 tivemos aula de Didática com a professora Antonieta.
Ela nos mostrou como fazer um projeto pedagógico. A metodologia dos projetos, objetivo,duração,diciplinas,competências desenvolvidas nos alunos,competências esperadas no professor.
Primeiro temos que escolher o "tema "que seria o interesse e até mesmo a nescessidade da turma, foi dado como exemplo "trabalhar os animais",as etapas do projeto e os procedimentos.

Eu particularmente tenho um grande desejo de fazer um projeto de iniciação a informática com meu grupo de alunos, que são crianças de 06 a 14 anos em situação de vulnerabilidade.Mas para isso acredito que primeiro terei que montar um projeto para alguma instituição afim de arrecadar verbas ou até conseguir doações de microcomputadores para a instituição onde trabalho.
Realmente essa diciplina nos mostra a importância dos "planejamentos" e agora dos "projetos pedagógicos", que na realidade um auxilia o outro e os dois juntos fazem a diferença na educação de qualidade.
15/10/2009
Hoje tivemos uma aula bem interessante como todas da diciplina de didática.
A professora Antonieta nos trouxe noção de como fazer também um planejamento.
Nossa atividade de hoje, foi escolher uma figura das muitas que ela trouxe e criar um planejamento ( plano de aula ) baseado na figura, foi bem interessante.
Nos mostrou a importãncia de ter um planejamento antecipado, ou seja um plano de aula.



Dia 18/11/2009 tivemos uma aula bem diferente na diciplina de prática pedagógica com a professora Eunice. Ela separou a turma em dois grupos e entregou um desafio para desvendarmos:
Imagine o que você sentiria se um belo dia encontrasse na sua casa, sentado no sofá da sua sala um "ET" . A missão do ET é de levar para seu planeta de origem a experiência de vida dos terráqueos. Então ele tem uma semana para aprender tudo sobre nós e sobre os conhecimentos que consideramos importantes para a vida. O que você acharia importante ensinar-lhes? quem poderia ensinar? onde ele poderia ir para aprender? como ensinar-lo? você poderia fazê-lo viver tudo o que quisesse e achasse que valeria a pena ele aprender?


Realmente é um desafio e tanto vocês não acham???
O nosso grupo reuniu-se e atravé de um teatro fizemos uma incenação de como seria esse contato extraterrestre.
Primeiramente o grupo decidiu que para ensinarmos alguma coisa para o ET,deveríamos primeiro conhecê-lo melhor, conhecer seu dialeto e encontrar uma maneira de contato com ele através da fala, dos gestos, em fim... criar laços de confiança e até de afetividade para assim deichá-lo a vontade para de fato querer nos conhecer.
A representação teatral foi uma oportunidade de ouro que a professora nos deu, pois muitas das meninas apresentam dificuldades em se expressar, são tímidas e algumas até introvertidas e nesse momento puderam trabalhar suas dificuldades. Inclusive foi comentado sobre a importância de se ter uma cadeira no curso de pedagogia onde trabalhasse a timidez e até a baixo estima das profissionais em formação; pois como serão essas profissionais na atuação com as crianças???
Os dois grupos foram maravilhosos na apresentação teatral e ambos passaram a mensagem pedagógica de que antes de ensinarmos algo a algúem, primeiro temos que conquistar a confiança e criarmos laços de afetividade com essa pessoa ,para assim despertarmos de fato o interesse neles pelo aprendizado.




Adorei a aula de didática com a professora Antonieta do dia 05/11/2009.
Ela nos mostrou a importância do plano de aula. Nos ensinou e nos mostrou como montar um.
O mais interessante que ela nos falou é que a criança observa quando estamos planejados ou não e que nenhum professor deve entrar em aula sem ter se planejado com antecedência.

terça-feira, 17 de novembro de 2009


Minha primeira aula de currículo e cultura no turno da noite com o professor Clóvis de Azevedo foi dia 18/08/2009.
Meu primeiro contato com a disciplina , de início fiquei meio perdida, pois parecia muita teoria,difícil para entender , já que sou aluna de primeiro semestre inserida em uma turma de segundo. Mas com a paciência e a disponibilidade do professor Clóvis e agora ( turno da manhã) com a professora Eunice Nonnato, sinto-me mais segura e confiante em entender as teorias que a disciplina nos trás.
Quero aproveitar a oportunidade e agradecer ao professor José Clóvis pela atenção que dava a mim e a colega Camila, que tambem é aluna do primeiro semestre inceridas na turma de segundo.
"És um professor exemplar, que mostra o diferencial em suas palavras e em suas atitudes".
As teorias e as atividades da diciplina estão sendo diversas.
A diciplina nos tráz as diferenças dos saberes, o saber tácito ( que é um saber prático, que existe mas não aparece ) e o saber científico ( saber matemático,ele existe e tem explicação ).
CURRÍCULO: É todo processo que acontece na escola ( é tudo aquilo que se faz , se planeja ou não).
CONHECIMENTO:É o que se tira da realidade; é um processo mental do novo.
CONCEPÇÃO DO SER HUMANO: Segundo Paulo Freire,o ser humano não é um ser apenas de contato e sim de relações , transformando o mundo.


Minha primeira experiência na aula de informática educativa com a professora Elisãngela foi bem interessante.
No dia 31/08/2009 ela nos fez fazer uma linha do tempo, envolvendo nosso crescimento e desenvolvimento enquanto ser humano com o crescimento e desenvolvimento da informática.
Foi bem interessante, primeiro porquê ela nos fez reelembrar alguns anos atráz de nossas vidas pessoais,depois nos fez ver como a informática esta incerida em nossas vidas.
Depois desse dia, tivemos várias outras atividades.
O que gostei muito da aula da professora Elisãngela, foi o carinho e o respeito que ela tratou os alunos, independente do conhecimento de cada um. O turno da noite tem muitas alunas, que demonstram total desconhecimento na área da informática, algumas não sabiam nem os nomes dos periféricos, outras estavam com medo de encostar os dedos no teclado. E a professora com toda sua doçura mudou esse quadro, sem que as mesmas percebessem ou se sentissem expostas ao grupo.
Hoje, dia 17/11/2009 estou no turno da manhã, devido a um pedido de transferência.
Fiquei muito feliz em ver que eu continuaria com a professora Elisãngela.
Agora estou trabalhando no meu blog, que foi um dos tantos aprendizados na diciplina de informática.
Tenho um conhecimento muito bom na área, mas estou sempre curiosa nas aulas da professora Elisãngela, pois ela sempre tráz novidades virtuais para o grupo.
Parabens professora Elisãngela!!! Por seres essa pessoa tão linda e especial que és com todos(as)
que estão em tua volta.
Com toda tua doçura,mostrastes ao grupo a importãncia de estarmos informatizados. Despertastes no grupo um interesse ainda maior de buscar, mais e mais informação e formação na informática.
Mostrastes ao grupo que o conhecimento é para todos, que é só acreditarmos em nós mesmos.
Um grande beijo e um forte abraço.



No meu primeiro dia de aula ,17/08/2009 no turno da noite, tive o prazer de conhecer a querida professora Eunice da diciplina de Didática.
Sua aula para mim foi muito marcante, pois fala sobre o poder das palavras.
Sou uma pessoa extrovertida e faço muito o uso da palavra, mas nunca parei para pensar nas minhas atitudes e postura com as pessoas em relação a minha fala. Sempre agi de forma impulssiva em minhas relações, inclusive na fala; sempre me justificando que "falo o que penso" que sou verdadeira e assim por diante...
A aula que tive nesse dia, me fez repensar em meu comportamento. As palavras , a linguagem segundo a professora Eunice;baseando-se em Vigotski, "SÃO ELAS QUE NOS DIFERENCIAM E NOS IDENTIFICAM enquanto ser humano.
Temos que ter cuidado com nossa linguagem, não podemos ser pedagogas(os) se não soubermos fazer o uso delas, o momento, o conteúdo e principalmente a intenção. As palavras se não pensadas e bem trabalhadas , ferem e também destróem a auto estima das pessoas.
Obrigado professora Eunice e Senhor Vigotski por essa lição !!!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

No dia 17/08/2009 enquanto ainda aluna de pedagogia do turno da noite, tivemos uma aula bem significativa de didática e mediação pedagógica com a professora Eunice.
A professora nos fez refletir, de como estamos usando nossa linguagem e nossa fala enquanto seres humanos e pedagogos em formação? Nos mostrou a importãncia do cuidado que devemos ter em nossas relações com o uso indequado de nossa fala. Não usar do autoritarismo em fala para reprimir as pessoas. Fazer da fala e da linguagem um aliado democrático entre as pessoas e não uma arma de defesa desnescessária.
Segundo VIGOTSKI: "A linguagem nos identifica e nos diferencia como ser humana"